Prefeitura promove 2ª Copa Ilhéus para equipes de voleibol, futsal e basquete

O calendário esportivo de Ilhéus ganhará mais um momento de integração entre atletas e equipes da cidade e da região. Entre os dias 26 e 28 de junho, será realizada no Ginásio de Esportes Herval Soledade a 2ª Copa Ilhéus, torneio que reunirá disputas de voleibol, futsal e basquete em um ambiente de confraternização e incentivo à prática esportiva.


Os interessados já podem garantir participação no evento. A programação inclui jogos ao longo dos três dias e ações voltadas ao acolhimento dos participantes. No sábado (27), os atletas receberão café da manhã oferecido pela organização.


Os primeiros e segundos colocados receberão troféus, além de premiação em dinheiro nos valores de R$ 800 para os campeões e R$ 400 para os vice-campeões.


Promovido pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Esportes, o torneio contribui para ampliar os espaços de participação esportiva, estimular hábitos saudáveis e fortalecer os vínculos criados por meio do esporte. O evento conta ainda com a parceria da Liga Ilheense de Futsal (LIFS), da Associação Ilhéus, da Associação de Basquete e da Associação Amigos do Vôlei.


Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (73) 99128-3343, (73) 98111-2459 e (71) 99279-6234.

Banco da Vitória, APAE e Outeiro de São Sebastião recebem serviços de manutenção urbana

O trabalho de manutenção segue em diferentes regiões de Ilhéus. Desta vez, equipes da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizaram roçagem e capinagem no Banco da Vitória, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ilhéus (APAE) e no Outeiro de São Sebastião.


As atividades incluíram o controle da vegetação e a limpeza das áreas atendidas, contribuindo para a conservação dos espaços e para melhores condições de uso pela população.


A iniciativa integra as ações desenvolvidas regularmente pelo município para conservar bairros, prédios públicos e áreas de convivência, contribuindo para uma cidade mais organizada e bem cuidada.

Projeto de Lei que institui o SISAN em Ilhéus é aprovado na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Ilhéus aprovou, na sessão realizada na última terça-feira (16), o Projeto de Lei Ordinária nº 49 de 2026, que dispõe sobre a criação dos componentes municipais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).


A matéria recebeu 17 votos favoráveis e foi aprovada pelo plenário. O projeto estabelece parâmetros para a elaboração e implementação da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, além da criação do plano municipal voltado ao tema.


O SISAN é uma política pública nacional voltada à garantia do direito humano à alimentação adequada, integrando ações de diferentes áreas como assistência social, saúde e desenvolvimento social, com foco no combate à fome e na promoção de uma alimentação saudável.


Com a aprovação do projeto, o município passa a avançar na estruturação formal de mecanismos de gestão e acompanhamento das ações de segurança alimentar, incluindo a possibilidade de alinhamento com diretrizes nacionais e fortalecimento do controle social por meio de conselhos e instâncias participativas.

Leur Lomanto Jr. integra lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

O deputado federal Leur Lomanto Jr. (União), presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, foi incluído na edição 2026 da lista dos “Cabeças do Congresso Nacional”, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). O levantamento reconhece os deputados e senadores que têm maior participação e influência nas decisões do Congresso Nacional. À frente da principal comissão da Câmara, Leur Jr. tem exercido papel de destaque na condução de discussões e votações de matérias de grande impacto para o país.

O reconhecimento reflete a atuação de Leur Jr. em áreas como articulação política, participação nos debates nacionais, apresentação de propostas e defesa de pautas relevantes para a população. 

“É uma honra e uma grande alegria estar entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Esse reconhecimento é resultado de muito trabalho e demonstra que estamos cumprindo a missão de representar a Bahia e defender os interesses da população brasileira. Cada decisão, posicionamento e iniciativa do nosso mandato tem sido guiada pelo compromisso de melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Segundo Leur. Jr a homenagem aumenta o seu comprometimento e empenho em favor da população. “Recebo esse destaque com muita gratidão e com a certeza de que isso amplia ainda mais a nossa responsabilidade. Seguiremos trabalhando com seriedade, diálogo e dedicação, contribuindo para os debates e decisões que ajudam a transformar o Brasil e buscando cada vez mais conquistas para a Bahia e para os baianos”, enfatizou. 

A edição de 2026 reúne 100 parlamentares, sendo 69 deputados federais e 31 senadores. Além de integrar a lista dos mais influentes, Leur também foi incluído na categoria “Parlamentares em Ascensão”, destinada aos deputados e senadores que vêm assumindo missões partidárias, políticas e institucionais relevantes, destacando-se pela capacidade de liderança, interlocução e construção de espaços de diálogo no Congresso Nacional.



Mais informações:

Assessoria de Imprensa deputado federal Leur Lomanto Jr

(71)9-9955-0603

Lílian Machado

Leur Lomanto Jr. destaca aprovação de projetos de proteção às mulheres e crianças na CCJ

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, deputado Leur Lomanto Jr (União) destacou a aprovação de projetos de lei, voltados ao enfrentamento da violência contra mulheres e à proteção de crianças e adolescentes. As propostas foram aprovadas ontem (16/06) pelo colegiado e ainda serão apreciadas pelo plenário da Câmara.

Sob a presidência de Leur Jr., a CCJ tem avançado na discussão e votação de matérias voltadas a segurança e a proteção às vítimas de violência. Foi aprovado o projeto de lei 4.220/2025, que aumenta as penas para crimes de ameaça, perseguição e violência psicológica contra a mulher quando cometidos por meio do campo de mensagens do Pix e também o PL que cria punição para quem praticar violência doméstica na presença de crianças e adolescentes.

“Temos buscado dar prioridade a projetos que enfrentem os vários tipos de violência. As agressões físicas e psicológicas contra a mulher e os impactos da violência doméstica sobre crianças e adolescentes são problemas graves da nossa sociedade e precisam de respostas firmes do estado”, enfatizou Leur Jr.


*PL aumenta penas para ameaças feitas por meio do Pix*


O projeto de lei 4.220/2025 altera o código penal e torna mais rigorosas as punições para quem usar o campo de mensagens do Pix para ameaçar, perseguir ou constranger outras pessoas. O recurso vem sendo utilizado por agressores para intimidar e atacar suas vítimas. O projeto é de autoria do deputado Flávio Nogueira (PT-PI).

Pela proposta, a pena para o crime de ameaça, atualmente fixada em detenção de um a seis meses ou multa, será aumentada de um terço à metade quando a conduta ocorrer por meio desse mecanismo. Nos casos de perseguição (stalking) e violência psicológica contra a mulher, a pena será acrescida em metade.

Segundo Leur Jr., o projeto acompanha uma realidade cada vez mais presente no ambiente digital, onde muitas mulheres têm sido vítimas de ameaças, perseguições e violência psicológica.  “O Pix trouxe inúmeros benefícios para a população, mas não pode ser utilizado como instrumento para ameaçar, intimidar ou constranger mulheres”, destacou.


*CCJ aprova punição para quem expuser crianças à violência doméstica*

  

A CCJ também aprovou proposta que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para criar punições a quem expõe crianças e adolescentes a atos de violência doméstica. O texto determina pena de detenção de seis meses a dois anos para quem praticar violência doméstica na presença de crianças ou adolescentes.

Para o presidente da CCJ, a proposta reconhece os danos que são causados às crianças que convivem em ambientes marcados pela violência doméstica.“Mesmo quando não são vítimas diretas das agressões, crianças e adolescentes sofrem ao ver atos de violência, em suas famílias, ambientes de convivência, criando muitos traumas. É importante que a legislação crie medidas de proteção”, frisou.



Mais informações 

Lílian Machado

Assessoria de Imprensa 

(71)9-99550603

Prefeitura cobra correção de falhas em vias após obras da Bahiagás

A Prefeitura de Ilhéus notificou a Bahiagás e a MBG Engenharia, empresa responsável pela execução das obras de implantação da rede de distribuição de gás no município, após identificar afundamentos e outras irregularidades em trechos onde houve intervenções no pavimento. Os problemas já vêm sendo percebidos por motoristas e moradores que circulam por diferentes pontos da cidade.


As situações foram constatadas durante vistorias realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil. Segundo o órgão, alguns trechos apresentaram falhas na recomposição do pavimento após a conclusão das obras, comprometendo as condições das vias e exigindo a adoção de medidas corretivas.


A administração municipal reconhece a importância da expansão da rede de gás para o desenvolvimento da cidade, mas destaca que intervenções desse porte precisam ser executadas com responsabilidade e observando critérios técnicos que garantam a segurança e a qualidade da infraestrutura urbana.


De acordo com a notificação, a recomposição realizada em determinados pontos não teria considerado adequadamente as características das vias existentes, fator que pode ter contribuído para o surgimento dos problemas identificados pelas equipes de fiscalização.


Diante da situação, a Secretaria de Infraestrutura determinou a revisão dos trechos executados e estabeleceu prazo de dois dias para que as empresas apresentem as providências necessárias e iniciem os reparos.


A medida reforça o trabalho de acompanhamento realizado pelo município para assegurar que obras executadas em espaços públicos sejam concluídas dentro dos padrões exigidos, reduzindo impactos para a população e preservando as condições de mobilidade nas vias da cidade.

Prefeitura investe na qualificação das equipes da Atenção Primária em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está realizando oficinas voltadas aos indicadores da Atenção Primária à Saúde, com o objetivo de qualificar os profissionais e aprimorar o acompanhamento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.


A iniciativa foi desenvolvida pela Atenção Primária como estratégia para atender aos critérios do programa Saúde Brasil 360, que avalia o desempenho dos serviços ofertados pelas equipes de saúde em todo o país.


As oficinas são direcionadas aos profissionais de nível superior das equipes da Atenção Primária e promovem momentos de capacitação, alinhamento dos processos de trabalho, análise de resultados e construção de estratégias para o alcance das metas.


De acordo com a enfermeira da Atenção Primária do município, Michelle Guanes Carrasco, os indicadores do Saúde Brasil 360 permitem avaliar se as equipes de saúde estão ofertando uma atenção integral, contínua e de qualidade à população do seu território.  “Além disso, subsidiam a gestão, o planejamento das ações e o financiamento da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou Michelle.


A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Ilhéus com a qualificação permanente dos profissionais de saúde e com o fortalecimento da Atenção Primária, considerada a principal porta de entrada do SUS.


Por ASCOM SESAU

Prefeitura de Ilhéus amplia diálogo com o agronegócio e fortalece agenda de desenvolvimento na Bahia

A presença de Ilhéus na Bahia Farm Show 2026, em Luís Eduardo Magalhães, fortaleceu a agenda do município voltada ao desenvolvimento econômico e à integração regional. Durante a programação, representantes da Prefeitura participaram de reuniões com lideranças do agronegócio, entidades do setor e gestores municipais para discutir logística, infraestrutura e oportunidades de cooperação.


Entre os compromissos realizados, uma das principais pautas foi a ampliação do uso do Porto de Ilhéus no escoamento da produção agrícola baiana. Em reunião com representantes da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), foram debatidas alternativas para fortalecer a logística de exportação e ampliar a participação dos portos do estado nas operações do setor.


O prefeito Valderico Junior integrou a comitiva municipal e participou dos encontros, que também reuniram lideranças do agronegócio e prefeitos de municípios do oeste baiano. Para o gestor, a aproximação entre diferentes regiões contribui para a construção de parcerias e para a identificação de oportunidades de crescimento. “Ilhéus tem uma posição relevante na logística baiana e participa desse diálogo com o compromisso de contribuir para soluções que fortaleçam a economia, gerem oportunidades e promovam o desenvolvimento regional”, afirmou.


Durante o evento, Ilhéus destacou a importância de setores que contribuem para a economia do município, como agricultura, pesca, turismo, comércio e indústria. O município também ressaltou o papel da agricultura familiar, da produção de cacau e das atividades que geram emprego e renda.


Considerada uma das maiores feiras do agronegócio do país, a Bahia Farm Show reuniu mais de 172 mil visitantes e 554 expositores nesta edição, promovendo a troca de experiências, a apresentação de tecnologias e o debate de temas relevantes para o crescimento econômico da Bahia.

Prefeitura realiza serviços de manutenção urbana em diferentes pontos de Ilhéus

A conservação de áreas públicas segue avançando em diferentes regiões de Ilhéus. Nos últimos dias, serviços de roçagem e capinagem foram realizados na Rua Quatorze de Agosto, nas proximidades do Estádio Mário Pessoa, na BR-415, em frente à Policlínica Regional, e na área do antigo prédio do General Osório. 


Executadas pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, as ações incluem o controle da vegetação e a limpeza de áreas utilizadas diariamente pela população, ajudando a conservar esses espaços.


Além de contribuir para a limpeza da cidade, a iniciativa favorece a circulação de pedestres e motoristas, amplia a visibilidade em vias públicas e ajuda a manter os espaços de uso coletivo em melhores condições. As ações fazem parte do planejamento contínuo da Prefeitura de Ilhéus para a manutenção urbana.

Prefeitura de Ilhéus amplia acesso à vacinação com apoio do Vacimóvel

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará uma série de ações de vacinação itinerante com o apoio do Vacimóvel, unidade móvel cedida pelo Governo do Estado da Bahia por intermédio do Núcleo Regional de Saúde (NRS Sul).


As atividades são resultado de uma articulação entre a Rede de Frio e a Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e acontecerão em diferentes localidades da cidade, sempre das 8h às 12h.


A programação terá início nesta quarta-feira, 17 de junho, no bairro Basílio (ao lado do PSF). Na quinta-feira, 18 de junho, no bairro Salobrinho. A ação será realizada também em frente ao PSF do bairro. Já na sexta-feira, 19 de junho, o Vacimóvel estará no bairro Alto do Coqueiro, atendendo moradores da região.


De acordo com a técnica de imunização da Rede de Frio de Ilhéus, Walkíria Cardeal, a estratégia busca aproximar os serviços de saúde da população e incentivar a atualização da caderneta vacinal de crianças e adultos.


Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF ou Cartão do SUS.


A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Ilhéus e da Secretaria Municipal de Saúde em ampliar o acesso aos serviços de saúde, promovendo ações de prevenção e cuidado para toda a população.


Por ASCOM SESAU

Wanessa Gedeon participa de debate regional sobre fortalecimento das políticas para as mulheres

O fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres esteve no centro das discussões promovidas pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (AMURC), durante o “Café com Proza Feminista”, realizado na última terça-feira (9). Entre as participantes do encontro esteve a secretária municipal de Políticas para as Mulheres e vice-prefeita de Ilhéus, Wanessa Gedeon, que acompanhou os debates sobre os desafios e avanços na garantia de direitos para as mulheres da região.


O encontro reuniu representantes de órgãos públicos voltados às políticas para as mulheres, gestoras municipais e lideranças dos governos estadual e federal em um espaço de escuta e construção coletiva. Em pauta, temas como o enfrentamento à violência de gênero, a ampliação da rede de atendimento e a criação de oportunidades que contribuam para a autonomia econômica feminina.


A presença de Wanessa reforça o compromisso de Ilhéus com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. Ao longo da programação, foram apresentadas iniciativas e ferramentas disponibilizadas pelos governos estadual e federal para apoiar os municípios na implantação e ampliação de serviços especializados de acolhimento e proteção.


A Política do Cuidado também esteve entre os temas centrais do debate, com destaque para o pioneirismo de Ilhéus, primeiro município da Bahia a implantar a Política Nacional de Cuidados. O debate também chamou atenção para a necessidade de ampliar os Organismos Públicos de Mulheres na região, estruturas responsáveis por articular ações de prevenção à violência e promoção da cidadania feminina. 


O evento foi encerrado com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres e a AMURC, medida que busca fortalecer a rede de atendimento existente e ampliar o alcance das políticas públicas destinadas às mulheres nos municípios associados.

Plenária preparatória mobiliza sociedade para a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus realiza, no próximo dia 18 de junho, às 13h30, a Plenária Preparatória de Mobilização para a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro acontecerá na sede do Conselho Municipal de Saúde, localizada na Rua Rotary, nº 270, bairro Cidade Nova.


A atividade tem como principal objetivo sensibilizar lideranças comunitárias, agentes comunitários de saúde, conselheiros locais, representantes de entidades e demais atores sociais para a importância da participação popular no fortalecimento das políticas públicas de saúde.


Segundo o coordenador-geral da Comissão Organizadora da Conferência, Tiago Pascoal, a plenária integra o processo de construção da conferência municipal e servirá como um momento estratégico de mobilização da sociedade.


“Neste ano, em razão do curto período para organização da conferência, optamos por realizar uma plenária preparatória de mobilização. A proposta é reunir lideranças e representantes da sociedade para ampliar o debate e incentivar a participação popular na etapa final da conferência”, explicou.


A plenária será aberta ao público, e terá papel fundamental na divulgação e conscientização sobre a importância do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).


A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus será realizada nos dias 3 e 4 de julho, no Auditório do Colégio Nelson Shaun, no bairro do Malhado, reunindo usuários, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços para discutir propostas voltadas ao fortalecimento do SUS.


Neste ano, a conferência terá como tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar de Ilhéus”, reforçando a importância da participação social na construção de uma saúde pública mais eficiente, democrática e acessível para todos.


por ASCOM SESAU

Wanessa Gedeon participa de imersão e integra obra sobre liderança feminina e gestão pública

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Wanessa Gedeon, participou da segunda edição da Imersão Empreendedoras da Lei Bahia, realizada em Salvador. Com programação distribuída entre os dias 1º e 10 de junho, o encontro reuniu juristas, pesquisadoras, professoras, advogadas, empreendedoras e lideranças institucionais de diferentes áreas para discutir temas relacionados à liderança feminina, inovação, governança e transformação social.


Durante sua participação, Wanessa compartilhou experiências da atuação no serviço público. Convidada para a imersão na condição de vice-prefeita de Ilhéus, destacou iniciativas desenvolvidas por meio de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da cidadania, da inclusão e da melhoria da qualidade de vida da população.


Segundo a secretária, o evento representou uma oportunidade de troca de conhecimentos e de fortalecimento das redes de colaboração entre mulheres que ocupam espaços de liderança.


“Foi uma honra participar deste importante movimento e compartilhar experiências, conquistas e resultados construídos por meio do desenvolvimento de políticas públicas, da governança e de uma gestão que transforma vidas com responsabilidade, escuta, propósito e compromisso”, afirmou Wanessa.

Idealizado pela advogada, professora e pesquisadora Gabriela Barreto, o Movimento Empreendedoras da Lei se consolidou como uma plataforma internacional voltada à produção intelectual, ao empreendedorismo jurídico e ao fortalecimento da liderança feminina. A iniciativa já desenvolveu atividades em mais de 20 países, promovendo intercâmbios acadêmicos, institucionais e diplomáticos.


A edição realizada na Bahia integrou uma programação composta por palestras, visitas institucionais, encontros de networking e o lançamento da obra coletiva Empreendedoras da Lei Bahia – 2ª Edição, publicação que reúne artigos produzidos por mulheres juristas sobre temas de relevância social, acadêmica e institucional.


Entre as participantes da obra está Wanessa Gedeon, que compartilha sua trajetória na vida pública, abordando experiências acumuladas ao longo da atuação como vice-prefeita de Ilhéus e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção da cidadania, da inclusão social e ao fortalecimento da participação das mulheres nos espaços de decisão.


Para Wanessa Gedeon, momentos como esse reforçam a importância da presença feminina em espaços estratégicos de liderança. “Esses encontros fortalecem lideranças que inspiram, conectam pessoas e contribuem para promover transformações reais na sociedade”, destacou a secretária.

Prefeitura de Ilhéus promove alinhamento sobre avaliação do TCU na Assistência Social

Com uma rede de serviços responsável pelo atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade, crianças, idosos e pessoas que dependem das políticas públicas de assistência social, a Prefeitura de Ilhéus realizou, nesta segunda-feira (15), por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, uma reunião de alinhamento sobre o acompanhamento conduzido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na área. 


O encontro reuniu coordenadores de serviços, programas, projetos e unidades socioassistenciais para orientar os procedimentos que serão adotados durante o processo de avaliação.


A ação integra uma iniciativa realizada pelo TCU em municípios de diferentes estados brasileiros, com o objetivo de analisar como as políticas de assistência social estão sendo executadas e identificar aspectos relacionados à gestão e à oferta dos serviços prestados à população.


O processo será desenvolvido em duas etapas. A primeira consiste no preenchimento de um formulário eletrônico pelos municípios. Em seguida, equipes técnicas do tribunal realizarão visitas presenciais para acompanhamento e verificação das informações apresentadas.


O acompanhamento contribui para o fortalecimento da gestão da assistência social, auxiliando no aprimoramento dos serviços oferecidos à população e na construção de políticas públicas cada vez mais eficientes e alinhadas às necessidades dos cidadãos.

Mutirão de varrição reforça limpeza urbana no Iguape

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), realizou na última sexta-feira (12) um mutirão de varrição no bairro Iguape. A ação integra o cronograma contínuo de manutenção e limpeza urbana desenvolvido pelo município em diferentes regiões da cidade.


Durante o serviço, equipes atuaram na remoção de resíduos acumulados em vias públicas, contribuindo para a melhoria da aparência do bairro, a preservação dos espaços coletivos e a promoção de um ambiente mais limpo e agradável para moradores e visitantes.


Além de reforçar a limpeza urbana, o trabalho ajuda a prevenir o acúmulo de lixo em ruas e calçadas, favorecendo a mobilidade de pedestres e colaborando para a saúde pública. As ações da Secsurb são realizadas de forma permanente, com o objetivo de atender às demandas da população e garantir melhores condições de conservação dos bairros.


A Prefeitura de Ilhéus segue investindo em serviços de manutenção urbana, fortalecendo os cuidados com a cidade e promovendo mais qualidade de vida para a população.