Prefeitura reforça segurança na UBS Santa Dulce para impedir novos atos de vandalismo

A Prefeitura de Ilhéus adotou novas medidas para reforçar a segurança da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Dulce, localizada na Avenida Princesa Isabel, após sucessivos episódios de vandalismo registrados no local neste mês.


Entre as ações implementadas estão a intensificação das rondas da Guarda Municipal na região, o trabalho de monitoramento e a instalação de uma chapa de proteção na estrutura da unidade para dificultar novas invasões e danos ao patrimônio público.


De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Victor Oliveira Farias, as medidas foram adotadas em resposta aos episódios registrados recentemente. As ações buscam preservar o funcionamento da unidade e evitar prejuízos à população atendida. Nos últimos dias, a UBS foi alvo de furtos e danos à rede elétrica, situação que exigiu reparos emergenciais para garantir a continuidade dos serviços.


A gestão municipal ressalta que atos de vandalismo impactam diretamente o atendimento à comunidade, uma vez que recursos e equipes que poderiam estar dedicados à ampliação e qualificação dos serviços precisam ser mobilizados para reparar os danos causados.


A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população na preservação dos equipamentos públicos e orienta que qualquer informação que possa auxiliar na identificação dos responsáveis seja comunicada às autoridades de segurança pública.

Paralisação nacional suspende coleta de lixo em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), informa à população que os serviços de coleta de resíduos sólidos sofrerão alteração na próxima segunda-feira (22), em razão da adesão dos trabalhadores da limpeza urbana à paralisação nacional convocada pelo sindicato da categoria.


A mobilização ocorre em apoio à tramitação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas, que trata da regulamentação e ampliação dos direitos dos profissionais da limpeza urbana em todo o país.


A Prefeitura solicita a colaboração da comunidade e orienta os moradores a não colocarem lixo nas ruas na segunda-feira, evitando o acúmulo de resíduos em vias públicas e possíveis transtornos à população.


A gestão municipal agradece a compreensão de todos e reforça que a medida ocorre em função de uma mobilização nacional da categoria.

UBS Santa Dulce tem fiação elétrica danificada duas vezes dentro de 24 horas

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Dulce, localizada na Avenida Princesa Isabel, voltou a ser alvo da ação de vândalos. Esta é a terceira ocorrência registrada na unidade apenas neste mês. No último dia 8 de junho, a UBS apresentou indícios de invasão, situação que levou ao acionamento das autoridades competentes para apuração dos fatos. Na quinta-feira (18), parte da fiação elétrica foi arrancada, sendo necessária a realização de reparos emergenciais para garantir o funcionamento da unidade. Menos de 24 horas depois, o fios voltaram a ser arrancados.


A gestão municipal ressalta que tais atos provocam prejuízos ao patrimônio público e geram custos que poderiam ser destinados à ampliação e melhoria dos serviços oferecidos à comunidade. Além disso, as ações comprometem a infraestrutura dos equipamentos públicos e exigem a mobilização constante de recursos para reparos.


A Prefeitura reforça a importância da preservação dos espaços públicos e solicita o apoio da população na proteção desses equipamentos, que pertencem a toda a comunidade. Informações que possam contribuir para a identificação dos responsáveis devem ser comunicadas às autoridades de segurança pública.

Prefeitura realiza limpeza preventiva de canaletas no Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá

Com intensa circulação de consumidores, comerciantes e trabalhadores, o Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá está entre as áreas mais movimentadas do centro de Ilhéus. 


Como parte das ações de zeladoria urbana, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou a limpeza das canaletas da via.


O trabalho removeu resíduos e materiais acumulados que podem dificultar a passagem da água da chuva. A medida preventiva ganha ainda mais importância com a chegada do inverno, período em que o município pode registrar maior volume de chuvas e aumento do risco de alagamentos.


A ação integra os serviços de cuidado e conservação dos espaços públicos realizados na cidade.

Procon reforça cuidados na compra de produtos durante os festejos juninos

O período junino aumenta a movimentação do comércio e exige atenção dos consumidores na hora das compras. A Prefeitura de Ilhéus, por meio do Procon, orienta a população a verificar a data de validade dos produtos, as condições das embalagens e a forma de armazenamento de alimentos e bebidas. Esses cuidados ajudam a prevenir riscos à saúde e garantem mais segurança durante as comemorações.


Na compra de roupas, calçados e acessórios, é importante solicitar a nota fiscal e consultar previamente a política de troca da loja. Nas compras realizadas pela internet, o consumidor deve conferir a reputação da empresa, observar os prazos de entrega e desconfiar de ofertas com valores muito abaixo dos praticados no mercado.


O órgão também lembra que compras pela internet garantem o direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto. A informação e a guarda dos comprovantes são medidas importantes para evitar prejuízos e fortalecer relações de consumo mais seguras.


Em caso de dúvidas ou problemas nas relações de consumo, o Procon atende na Avenida Canavieiras, nº 454, bairro Teresópolis, e pelo WhatsApp (73) 99960-6385.

Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus abre inscrições para sua 10ª edição

A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus está com inscrições abertas para participantes interessados em contribuir com o debate sobre o futuro da saúde pública no município. O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de julho, no Auditório do Colégio Nelson Shaun, no bairro do Malhado, e terá como tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar de Ilhéus”.


Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a conferência é um dos mais importantes espaços de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), reunindo usuários, trabalhadores da saúde, gestores e representantes de instituições para debater desafios e construir propostas para o setor.


As inscrições podem ser realizadas por meio do link:


https://forms.gle/v25Y9XGk7mr8pLth8


A programação terá início no dia 3 de julho, às 19h, com a cerimônia de abertura e palestra magna. Já no dia 4 de julho, a partir das 8h, os participantes serão divididos em grupos temáticos para debater os eixos da conferência e elaborar propostas que poderão ser encaminhadas às etapas estadual e nacional.


Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jackes Rodrigues, a conferência representa uma oportunidade de participação direta da população na construção das políticas públicas. A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, reforça a importância do envolvimento da comunidade no processo para fortalecer o SUS e contribuir para a construção de políticas públicas que atendam às necessidades da população.


A conferência é aberta à sociedade civil, trabalhadores da saúde, gestores e demais interessados em participar das discussões sobre o futuro da saúde pública no município.


PETI promove palestras sobre direitos da infância em escolas municipais de Ilhéus

Garantir que crianças e adolescentes tenham acesso à educação, ao lazer e ao desenvolvimento saudável é um compromisso que envolve toda a sociedade. Com esse objetivo, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, realizou palestras educativas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) nas escolas municipais Temístocles Andrade e Paulo Freire, com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vilela.


Durante os encontros, estudantes participaram de conversas sobre proteção integral, cidadania e a importância da permanência na escola. As atividades também abordaram formas de identificar e combater situações de trabalho infantil.


As ações promoveram momentos de diálogo e reflexão, ampliando o conhecimento dos participantes sobre os mecanismos de apoio disponíveis e o papel da rede socioassistencial na defesa da infância e da adolescência.


A iniciativa fortalece o trabalho desenvolvido junto à comunidade escolar e incentiva a participação de diferentes setores da sociedade na construção de ambientes mais seguros e acolhedores para crianças e adolescentes.

Prefeitura promove 2ª Copa Ilhéus para equipes de voleibol, futsal e basquete

O calendário esportivo de Ilhéus ganhará mais um momento de integração entre atletas e equipes da cidade e da região. Entre os dias 26 e 28 de junho, será realizada no Ginásio de Esportes Herval Soledade a 2ª Copa Ilhéus, torneio que reunirá disputas de voleibol, futsal e basquete em um ambiente de confraternização e incentivo à prática esportiva.


Os interessados já podem garantir participação no evento. A programação inclui jogos ao longo dos três dias e ações voltadas ao acolhimento dos participantes. No sábado (27), os atletas receberão café da manhã oferecido pela organização.


Os primeiros e segundos colocados receberão troféus, além de premiação em dinheiro nos valores de R$ 800 para os campeões e R$ 400 para os vice-campeões.


Promovido pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Esportes, o torneio contribui para ampliar os espaços de participação esportiva, estimular hábitos saudáveis e fortalecer os vínculos criados por meio do esporte. O evento conta ainda com a parceria da Liga Ilheense de Futsal (LIFS), da Associação Ilhéus, da Associação de Basquete e da Associação Amigos do Vôlei.


Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (73) 99128-3343, (73) 98111-2459 e (71) 99279-6234.

Banco da Vitória, APAE e Outeiro de São Sebastião recebem serviços de manutenção urbana

O trabalho de manutenção segue em diferentes regiões de Ilhéus. Desta vez, equipes da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizaram roçagem e capinagem no Banco da Vitória, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ilhéus (APAE) e no Outeiro de São Sebastião.


As atividades incluíram o controle da vegetação e a limpeza das áreas atendidas, contribuindo para a conservação dos espaços e para melhores condições de uso pela população.


A iniciativa integra as ações desenvolvidas regularmente pelo município para conservar bairros, prédios públicos e áreas de convivência, contribuindo para uma cidade mais organizada e bem cuidada.

Projeto de Lei que institui o SISAN em Ilhéus é aprovado na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Ilhéus aprovou, na sessão realizada na última terça-feira (16), o Projeto de Lei Ordinária nº 49 de 2026, que dispõe sobre a criação dos componentes municipais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).


A matéria recebeu 17 votos favoráveis e foi aprovada pelo plenário. O projeto estabelece parâmetros para a elaboração e implementação da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, além da criação do plano municipal voltado ao tema.


O SISAN é uma política pública nacional voltada à garantia do direito humano à alimentação adequada, integrando ações de diferentes áreas como assistência social, saúde e desenvolvimento social, com foco no combate à fome e na promoção de uma alimentação saudável.


Com a aprovação do projeto, o município passa a avançar na estruturação formal de mecanismos de gestão e acompanhamento das ações de segurança alimentar, incluindo a possibilidade de alinhamento com diretrizes nacionais e fortalecimento do controle social por meio de conselhos e instâncias participativas.

Leur Lomanto Jr. integra lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

O deputado federal Leur Lomanto Jr. (União), presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, foi incluído na edição 2026 da lista dos “Cabeças do Congresso Nacional”, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). O levantamento reconhece os deputados e senadores que têm maior participação e influência nas decisões do Congresso Nacional. À frente da principal comissão da Câmara, Leur Jr. tem exercido papel de destaque na condução de discussões e votações de matérias de grande impacto para o país.

O reconhecimento reflete a atuação de Leur Jr. em áreas como articulação política, participação nos debates nacionais, apresentação de propostas e defesa de pautas relevantes para a população. 

“É uma honra e uma grande alegria estar entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Esse reconhecimento é resultado de muito trabalho e demonstra que estamos cumprindo a missão de representar a Bahia e defender os interesses da população brasileira. Cada decisão, posicionamento e iniciativa do nosso mandato tem sido guiada pelo compromisso de melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Segundo Leur. Jr a homenagem aumenta o seu comprometimento e empenho em favor da população. “Recebo esse destaque com muita gratidão e com a certeza de que isso amplia ainda mais a nossa responsabilidade. Seguiremos trabalhando com seriedade, diálogo e dedicação, contribuindo para os debates e decisões que ajudam a transformar o Brasil e buscando cada vez mais conquistas para a Bahia e para os baianos”, enfatizou. 

A edição de 2026 reúne 100 parlamentares, sendo 69 deputados federais e 31 senadores. Além de integrar a lista dos mais influentes, Leur também foi incluído na categoria “Parlamentares em Ascensão”, destinada aos deputados e senadores que vêm assumindo missões partidárias, políticas e institucionais relevantes, destacando-se pela capacidade de liderança, interlocução e construção de espaços de diálogo no Congresso Nacional.



Mais informações:

Assessoria de Imprensa deputado federal Leur Lomanto Jr

(71)9-9955-0603

Lílian Machado

Leur Lomanto Jr. destaca aprovação de projetos de proteção às mulheres e crianças na CCJ

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, deputado Leur Lomanto Jr (União) destacou a aprovação de projetos de lei, voltados ao enfrentamento da violência contra mulheres e à proteção de crianças e adolescentes. As propostas foram aprovadas ontem (16/06) pelo colegiado e ainda serão apreciadas pelo plenário da Câmara.

Sob a presidência de Leur Jr., a CCJ tem avançado na discussão e votação de matérias voltadas a segurança e a proteção às vítimas de violência. Foi aprovado o projeto de lei 4.220/2025, que aumenta as penas para crimes de ameaça, perseguição e violência psicológica contra a mulher quando cometidos por meio do campo de mensagens do Pix e também o PL que cria punição para quem praticar violência doméstica na presença de crianças e adolescentes.

“Temos buscado dar prioridade a projetos que enfrentem os vários tipos de violência. As agressões físicas e psicológicas contra a mulher e os impactos da violência doméstica sobre crianças e adolescentes são problemas graves da nossa sociedade e precisam de respostas firmes do estado”, enfatizou Leur Jr.


*PL aumenta penas para ameaças feitas por meio do Pix*


O projeto de lei 4.220/2025 altera o código penal e torna mais rigorosas as punições para quem usar o campo de mensagens do Pix para ameaçar, perseguir ou constranger outras pessoas. O recurso vem sendo utilizado por agressores para intimidar e atacar suas vítimas. O projeto é de autoria do deputado Flávio Nogueira (PT-PI).

Pela proposta, a pena para o crime de ameaça, atualmente fixada em detenção de um a seis meses ou multa, será aumentada de um terço à metade quando a conduta ocorrer por meio desse mecanismo. Nos casos de perseguição (stalking) e violência psicológica contra a mulher, a pena será acrescida em metade.

Segundo Leur Jr., o projeto acompanha uma realidade cada vez mais presente no ambiente digital, onde muitas mulheres têm sido vítimas de ameaças, perseguições e violência psicológica.  “O Pix trouxe inúmeros benefícios para a população, mas não pode ser utilizado como instrumento para ameaçar, intimidar ou constranger mulheres”, destacou.


*CCJ aprova punição para quem expuser crianças à violência doméstica*

  

A CCJ também aprovou proposta que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para criar punições a quem expõe crianças e adolescentes a atos de violência doméstica. O texto determina pena de detenção de seis meses a dois anos para quem praticar violência doméstica na presença de crianças ou adolescentes.

Para o presidente da CCJ, a proposta reconhece os danos que são causados às crianças que convivem em ambientes marcados pela violência doméstica.“Mesmo quando não são vítimas diretas das agressões, crianças e adolescentes sofrem ao ver atos de violência, em suas famílias, ambientes de convivência, criando muitos traumas. É importante que a legislação crie medidas de proteção”, frisou.



Mais informações 

Lílian Machado

Assessoria de Imprensa 

(71)9-99550603

Prefeitura cobra correção de falhas em vias após obras da Bahiagás

A Prefeitura de Ilhéus notificou a Bahiagás e a MBG Engenharia, empresa responsável pela execução das obras de implantação da rede de distribuição de gás no município, após identificar afundamentos e outras irregularidades em trechos onde houve intervenções no pavimento. Os problemas já vêm sendo percebidos por motoristas e moradores que circulam por diferentes pontos da cidade.


As situações foram constatadas durante vistorias realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil. Segundo o órgão, alguns trechos apresentaram falhas na recomposição do pavimento após a conclusão das obras, comprometendo as condições das vias e exigindo a adoção de medidas corretivas.


A administração municipal reconhece a importância da expansão da rede de gás para o desenvolvimento da cidade, mas destaca que intervenções desse porte precisam ser executadas com responsabilidade e observando critérios técnicos que garantam a segurança e a qualidade da infraestrutura urbana.


De acordo com a notificação, a recomposição realizada em determinados pontos não teria considerado adequadamente as características das vias existentes, fator que pode ter contribuído para o surgimento dos problemas identificados pelas equipes de fiscalização.


Diante da situação, a Secretaria de Infraestrutura determinou a revisão dos trechos executados e estabeleceu prazo de dois dias para que as empresas apresentem as providências necessárias e iniciem os reparos.


A medida reforça o trabalho de acompanhamento realizado pelo município para assegurar que obras executadas em espaços públicos sejam concluídas dentro dos padrões exigidos, reduzindo impactos para a população e preservando as condições de mobilidade nas vias da cidade.

Prefeitura investe na qualificação das equipes da Atenção Primária em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está realizando oficinas voltadas aos indicadores da Atenção Primária à Saúde, com o objetivo de qualificar os profissionais e aprimorar o acompanhamento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.


A iniciativa foi desenvolvida pela Atenção Primária como estratégia para atender aos critérios do programa Saúde Brasil 360, que avalia o desempenho dos serviços ofertados pelas equipes de saúde em todo o país.


As oficinas são direcionadas aos profissionais de nível superior das equipes da Atenção Primária e promovem momentos de capacitação, alinhamento dos processos de trabalho, análise de resultados e construção de estratégias para o alcance das metas.


De acordo com a enfermeira da Atenção Primária do município, Michelle Guanes Carrasco, os indicadores do Saúde Brasil 360 permitem avaliar se as equipes de saúde estão ofertando uma atenção integral, contínua e de qualidade à população do seu território.  “Além disso, subsidiam a gestão, o planejamento das ações e o financiamento da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou Michelle.


A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Ilhéus com a qualificação permanente dos profissionais de saúde e com o fortalecimento da Atenção Primária, considerada a principal porta de entrada do SUS.


Por ASCOM SESAU

Prefeitura de Ilhéus amplia diálogo com o agronegócio e fortalece agenda de desenvolvimento na Bahia

A presença de Ilhéus na Bahia Farm Show 2026, em Luís Eduardo Magalhães, fortaleceu a agenda do município voltada ao desenvolvimento econômico e à integração regional. Durante a programação, representantes da Prefeitura participaram de reuniões com lideranças do agronegócio, entidades do setor e gestores municipais para discutir logística, infraestrutura e oportunidades de cooperação.


Entre os compromissos realizados, uma das principais pautas foi a ampliação do uso do Porto de Ilhéus no escoamento da produção agrícola baiana. Em reunião com representantes da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), foram debatidas alternativas para fortalecer a logística de exportação e ampliar a participação dos portos do estado nas operações do setor.


O prefeito Valderico Junior integrou a comitiva municipal e participou dos encontros, que também reuniram lideranças do agronegócio e prefeitos de municípios do oeste baiano. Para o gestor, a aproximação entre diferentes regiões contribui para a construção de parcerias e para a identificação de oportunidades de crescimento. “Ilhéus tem uma posição relevante na logística baiana e participa desse diálogo com o compromisso de contribuir para soluções que fortaleçam a economia, gerem oportunidades e promovam o desenvolvimento regional”, afirmou.


Durante o evento, Ilhéus destacou a importância de setores que contribuem para a economia do município, como agricultura, pesca, turismo, comércio e indústria. O município também ressaltou o papel da agricultura familiar, da produção de cacau e das atividades que geram emprego e renda.


Considerada uma das maiores feiras do agronegócio do país, a Bahia Farm Show reuniu mais de 172 mil visitantes e 554 expositores nesta edição, promovendo a troca de experiências, a apresentação de tecnologias e o debate de temas relevantes para o crescimento econômico da Bahia.