Ilhéus inicia comemorações pelos 492 anos com celebração religiosa e ato cívico

As comemorações pelos 492 anos de Ilhéus começaram na manhã deste domingo (28) com uma programação que reuniu autoridades, lideranças religiosas e a comunidade em um momento de fé, civismo e valorização da história do município.


As atividades tiveram início com o tradicional hasteamento das bandeiras, realizado em frente à Catedral de São Sebastião. A cerimônia contou com a participação da Guarda Civil Municipal e da banda da Polícia Militar da Bahia.


Na sequência, foi celebrada a missa em ação de graças na Catedral de São Sebastião, presidida pelo Padre Edson Hagge Leandro. A celebração reuniu fiéis e contou com a presença do prefeito Valderico Junior, da vice-prefeita Wanessa Gedeon, do deputado federal Leur Lomanto Júnior, do deputado estadual Pedro Tavares, de secretários municipais, vereadores, representantes dos poderes públicos e integrantes da sociedade civil.


Durante a cerimônia, o prefeito Valderico Junior ressaltou o significado da data para o município.


“Celebrar os 492 anos de Ilhéus é celebrar cada cidadão e cidadã que ajudou a construir a nossa história ao longo de quase cinco séculos. É reconhecer o esforço das gerações que vieram antes de nós e renovar o compromisso de cuidar desta cidade com responsabilidade, respeito e dedicação”, declarou o prefeito.

📌 Convite Especial

Você terá a oportunidade de testemunhar a entrega de importantes obras e equipamentos que vão beneficiar a população e contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade. Segue a programação completa:


*27.06 SÁBADO*


Segunda Copa Ilhéus, no Ginásio de Esportes Herval Soledade

🕣 Início do Campeonato às 08h

🕣 Encerramento do campeonato no dia 28.06, às 18h


Final da Copa Interbairros, no Estádio Mário Pessoa

🕣 Campeonato a partir das 14h, disputa - 3º e 4º lugar

🕣 Grande final a partir das 16h


*28.06 DOMINGO*


🕣 08h – Ato cívico com hasteamento das bandeiras – Praça Dom Eduardo


🕣 08h30 – Missa Solene em ação de graças em comemoração ao aniversário de 492 anos de Ilhéus, na Catedral de São Sebastião.


🕙 10h – Entrega do Título de Cidadão Ilheense a Jorge Amado Neto, neto de Jorge Amado, na Câmara Municipal de Ilhéus.


🕚 11h – Reabertura da Casa Cultural Jorge Amado.


🕒 15h – Entrega da reforma da UBS Banco da Vitória – Rua Naftal Souza, Banco da Vitória.


🕓 16h – Entrega da pavimentação asfáltica da Avenida Governador Paulo Souto – Teotônio Vilela.


🕢 18h – Entrega da reforma da Praça Lomanto Júnior e da iluminação cênica e viária da Ponte Lomanto Júnior – Av. Lomanto Júnior.


Contamos com sua presença!

Ilhéus celebra 492 anos investindo no presente e construindo o futuro

História, pertencimento e desenvolvimento caminham juntos nas comemorações pelos 492 anos de Ilhéus. Entre sábado (27) e domingo (28), a Prefeitura Municipal preparou uma agenda que reúne esporte, cultura, entregas e melhorias em diferentes regiões da cidade, reforçando o compromisso com o desenvolvimento e a qualidade de vida da população.


A programação tem início no sábado com a Segunda Copa Ilhéus, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, e com a grande final da Copa Interbairros, no Estádio Mário Pessoa, incentivando o esporte e promovendo a integração entre atletas, torcedores e comunidades.


No domingo, as comemorações começam com o tradicional ato cívico e a missa solene em ação de graças. A programação também contempla a entrega do Título de Cidadão Ilheense a Jorge Amado Neto e a reabertura da Casa Cultural Jorge Amado, valorizando a história, a memória e a identidade cultural de Ilhéus.


Como parte das celebrações, a população também receberá novos investimentos em áreas essenciais. Serão entregues a reforma da Unidade Básica de Saúde do Banco da Vitória, a pavimentação asfáltica da Avenida Governador Paulo Souto, a revitalização da Praça Lomanto Júnior e a iluminação viária e cênica da Ponte Lomanto Júnior, obras que ampliam os serviços públicos e qualificam os espaços urbanos.


Ao celebrar quase cinco séculos de história, os 492 anos de Ilhéus serão marcados por investimentos que permanecem como patrimônio da cidade. As entregas simbolizam um presente para os ilheenses e reforçam o compromisso de construir um município cada vez mais preparado para o futuro, sem perder de vista a sua história, sua identidade e o orgulho de quem vive aqui.

Final da Copa Interbairros movimenta o Estádio Mário Pessoa neste sábado

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, realiza neste sábado (27) as partidas decisivas da 1ª Copa Interbairros de Futebol. Os jogos acontecem no Estádio Mário Pessoa e definirão tanto o campeão quanto o terceiro colocado da competição, que reuniu equipes de diferentes bairros do município.


A programação começa às 14h, com a disputa de terceiro e quarto lugares entre Morada do Porto e Nossa Senhora da Vitória. Em seguida, às 16h, Nelson Costa e Iguape entram em campo para a grande final, em busca do título da primeira edição da Copa Interbairros.


A competição começou com a participação de 17 equipes, contando com inscrição gratuita para os times e arbitragem custeada pela organização. Ao longo das últimas semanas, os jogos movimentaram diversos bairros, incentivando a prática esportiva, revelando talentos e fortalecendo a integração entre as comunidades.


Promovida pela Prefeitura de Ilhéus, a Copa Interbairros conta com o apoio da Câmara Municipal de Ilhéus, da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e da Liga Ilheense de Futebol (LIF). A expectativa é de um grande público no Estádio Mário Pessoa para acompanhar as duas decisões da primeira edição da competição.

Prefeitura intensifica limpeza de bueiros para reduzir riscos de alagamentos em Ilhéus

Com a chegada do período de chuvas, manter a rede de drenagem em boas condições é fundamental para reduzir o risco de alagamentos e garantir o escoamento adequado da água nas ruas. Como parte das ações preventivas, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realiza uma operação especial de limpeza e desobstrução de bueiros em diferentes pontos da cidade. 


A iniciativa também evita o acúmulo de água parada, ambiente favorável à reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.


Na Rua Araújo Pinho, no Centro, as equipes realizaram a desobstrução de bueiros, a substituição de grade de concreto e a remoção de resíduos acumulados, muitos deles provenientes do descarte irregular de lixo nas vias públicas. A intervenção melhora o escoamento da água da chuva e reforça o funcionamento da rede de drenagem no local.


A operação faz parte das ações permanentes de manutenção urbana desenvolvidas pela Prefeitura de Ilhéus para preservar a infraestrutura de drenagem e manter a cidade preparada para os períodos de chuva. O trabalho é realizado de forma contínua em diferentes regiões do município, contribuindo para reduzir transtornos, prevenir alagamentos e promover mais segurança e qualidade de vida para a população.

Nos 492 anos de Ilhéus, Pedro Tavares ressalta parceria com prefeito Valderico e novo momento de transformação do município

O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) homenageou a cidade de Ilhéus pela passagem dos seus 492 anos de fundação, celebrados neste domingo (28/06). O parlamentar ressaltou a importância histórica, cultural e econômica da cidade para a Bahia e reafirmou seu compromisso com a defesa dos interesses da população ilheense.


Tavares destacou a parceria com a gestão do prefeito Valderico Junior e da vice-prefeita Wanessa Gedeon e os vereadores, ressaltando o novo tempo de transformação vivido pelo município. O deputado tem atuado na articulação de ações e investimentos, contribuindo com as melhorias para a cidade.


Entre as ações do seu mandato para Ilhéus, o parlamentar destinou recursos para a aquisição de equipamentos hospitalares para a UPA da Avenida Esperança, equipamentos para a Unidade Básica de Saúde do Banco da Vitória e uma ambulância para reforçar a rede municipal de saúde. O deputado também tem apoiado com emendas as festividades, como a Puxada do Mastro e a Festa de Iemanjá. Ele ressalta a defesa também melhorias por avanços na infraestrutura, cobrando a retomada das obras do Governo estadual no município. Tavares voltou a cobrar recentemente,  iniciativas dos Governos do estado e federal para ampliar os voos diretos na cidade e soluções nos problemas desse setor, com o objetivo de atender as demandas da economia e do turismo. 


“É uma grande alegria e honra trabalhar por Ilhéus, contribuir ainda mais com esse novo momento que a cidade atravessa com a gestão do amigo, prefeito Valderico e da vice-prefeita Wanessa. Temos uma parceria cada vez mais fortalecida com o prefeito e a sua gestão e os vereadores, além de projetos em conjunto para que a cidade avance cada vez mais. Estamos na luta por Ilhéus no Parlamento Estadual”, frisou.


Tavares ressaltou que Ilhéus ocupa um lugar especial em sua trajetória pessoal e familiar. “Tenho raízes familiares em Ilhéus e vivi parte da minha infância na cidade. É uma terra que me traz fortes memórias afetivas e pela qual tenho um carinho muito especial. Vamos continuar na luta, buscando melhorias e investimentos que beneficiem a população”, afirmou.


O deputado também relembra a importância história de Ilhéus para o estado. Conhecida como a “Capital do Cacau” e a “Princesinha do Sul”, Ilhéus reúne um dos mais ricos patrimônios históricos e culturais do estado. Além de suas belezas naturais, a cidade ganhou reconhecimento mundial por servir de cenário para obras do escritor Jorge Amado. 




Ilhéus é um município de enorme importância para a Bahia, que preserva suas tradições e segue construindo um futuro de desenvolvimento e oportunidades. Parabenizo toda a população pelos 492 anos desta terra tão querida e reafirmo meu compromisso de continuar trabalhando ao lado da gestão municipal em favor do seu crescimento”, concluiu.


Mais informações:

Ascom deputado estadual Pedro Tavares

(71)9-9955-0603

Lílian Machado

Pedro Tavares lamenta morte do ex-deputado federal Raymundo Veloso e destaca legado à política de Ilhéus

O deputado estadual Pedro Tavares (União) lamentou o falecimento do advogado, ex-vereador e ex-deputado federal Raymundo Veloso. Reconhecido por sua atuação na vida pública, Raymundo Veloso construiu uma trajetória marcada pela dedicação a Ilhéus e região Sul da Bahia.


Tavares ressaltou a contribuição do ex-parlamentar para o desenvolvimento do município e sua atuação em defesa dos interesses da população.


“Recebemos com tristeza a notícia do falecimento do ex-deputado Raymundo Veloso, que muito se dedicou ao desenvolvimento de Ilhéus e de toda a região. Foi um homem público que marcou sua passagem pela Câmara Municipal de Ilhéus, onde exerceu a presidência da Casa, e pela Câmara dos Deputados, sempre comprometido com as demandas da nossa cidade. Deixa um legado de trabalho, dedicação e compromisso com a vida pública”, afirmou.


Tavares também manifestou solidariedade aos familiares, amigos e admiradores de Raymundo Veloso.


“Meus sentimentos e minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que acompanharam sua trajetória. Que Deus conforte os corações e conceda força para enfrentar esta perda”, frisou.


Mais informações: Ascom deputado estadual Pedro Tavares

(71)9-9955-0603

Lílian Machado

Prefeitura de Ilhéus executa serviços de manutenção urbana em pontos estratégicos da cidade

A limpeza e a manutenção de espaços públicos avançaram em diferentes pontos de Ilhéus nesta quinta-feira (25), com ações de roçagem e capinagem realizadas pela Secretaria de Serviços Urbanos.


Na Conquista, os serviços foram executados na quadra do bairro e no posto de saúde, com retirada de vegetação excessiva e limpeza das áreas externas. O Alto Santa Clara também recebeu intervenções.


Na Avenida Esperança, as equipes atuaram no posto de saúde da localidade, na Delegacia da Polícia Civil e na UPA, além do entorno do Fórum Eleitoral. As ações contribuíram para melhorar o acesso, a visibilidade e a circulação nos espaços atendidos.


O trabalho integra o cronograma contínuo de manutenção urbana do município, voltado à conservação de vias, prédios públicos e áreas de uso coletivo.

Nota de Pesar

A Prefeitura de Ilhéus manifesta profundo pesar pelo falecimento do advogado, radialista, ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e ex-deputado federal Raymundo Veloso, ocorrido nesta quinta-feira (25).


Natural de Uruçuca, Raymundo Veloso construiu grande parte de sua trajetória pública em Ilhéus, onde exerceu três mandatos como vereador e presidiu a Câmara Municipal, desempenhando papel relevante na vida política do município.


Reconhecido pela trajetória política, deixa uma contribuição significativa para a história de Ilhéus e do sul da Bahia.


O velório acontece nesta quinta-feira, no SAF, no bairro da Conquista.


A Prefeitura de Ilhéus se solidariza com familiares e amigos neste momento de luto.

Prefeitura entrega UBS do Banco da Vitória totalmente reformada

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo domingo (28) a entrega da nova estrutura reformada da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Banco da Vitória. A ação integra a programação comemorativa pelos 492 anos de emancipação política do município.


A unidade passou por requalificação e contará com parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), fortalecendo as atividades de ensino e assistência em saúde por meio da implantação de uma UBS Escola. O equipamento atenderá os moradores do Banco da Vitória e comunidades vizinhas, incluindo áreas rurais, Salobrinho, Vila Cachoeira e Maria Jape. A unidade contará com equipe multiprofissional completa e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.


De acordo com a diretora da Atenção Primária à Saúde, Rosany Borges, o novo espaço ampliará a oferta dos serviços já existentes e fortalecerá programas essenciais da Atenção Primária, como pré-natal, planejamento familiar e acompanhamento da saúde da criança e do idoso, além de outras ações preconizadas pelo Ministério da Saúde. Rosany ressalta que a unidade conta com dois consultórios odontológicos, sala de imunização, sala de curativos e sala de nebulização, dispondo de uma estrutura moderna, confortável e preparada para oferecer atendimento de qualidade à população.


A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, destacou o compromisso da gestão com a reestruturação da rede municipal de saúde. “Encontramos essa unidade fechada e, com muito esforço e dedicação, estamos entregando à população um espaço moderno, confortável e com um padrão de qualidade que beneficiará os moradores do Banco da Vitória e de toda a região. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a saúde pública de Ilhéus”, afirmou a secretária.


Com a entrega da UBS do Banco da Vitória reformada, a Prefeitura de Ilhéus soma mais um equipamento público à rede municipal de saúde, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo mais conforto, qualidade e acessibilidade aos usuários do SUS.


Por ASCOM SESAU

Reabertura da Casa de Cultura Jorge Amado devolve ao público um dos símbolos de Ilhéus

A Casa de Cultura Jorge Amado, um dos mais importantes patrimônios culturais de Ilhéus, será reaberta ao público no próximo dia 28, após passar por um processo de revitalização promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.


Referência para moradores, estudantes, pesquisadores e turistas que visitam a cidade em busca de conhecer a trajetória do escritor ilheense mais conhecido no mundo, o espaço volta a funcionar com melhores condições de visitação, preservação do acervo e realização de atividades culturais.


Segundo a secretária de Cultura, Anarleide Menezes, a atual gestão encontrou a Casa de Cultura Jorge Amado em condições precárias de conservação, com problemas estruturais, infiltrações, instalações elétricas comprometidas e ambientes inadequados para receber visitantes. A revitalização recuperou os espaços, promoveu a higienização do acervo e preparou o imóvel para voltar a receber o público com mais conforto e segurança.


A Casa de Cultura Jorge Amado passa a assumir também o papel de espaço de encontro para a literatura e a produção cultural local. A proposta é sediar rodas de conversa, conferências, encontros de escritores e atividades voltadas a estudantes, professores, pesquisadores e interessados na obra de Jorge Amado e na literatura regional.


A reabertura também contará com parcerias voltadas ao fortalecimento do setor literário, incluindo a participação da Academia de Letras de Ilhéus e de coletivos de escritores locais.


Para a gestão municipal, a revitalização representa um passo importante para valorizar a memória de Jorge Amado, fortalecer o turismo cultural e oferecer aos visitantes uma experiência mais completa sobre a história, a literatura e a identidade de Ilhéus.

Prefeitura de Ilhéus realiza limpeza na Catedral de São Sebastião

A Catedral de São Sebastião, um dos principais símbolos religiosos e turísticos de Ilhéus, foi contemplada com a operação de lavagem realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, no último domingo (21).


A ação alcançou a escadaria principal e a área externa, espaços de circulação de visitantes, fiéis e turistas. O trabalho foi executado com apoio de caminhão hidrojato e carros-pipa, integrando o conjunto de serviços de limpeza e manutenção urbana realizados no centro da cidade, que também contemplaram vias do comércio local.


A iniciativa reforça as ações contínuas da Prefeitura de Ilhéus no cuidado com os espaços públicos, em áreas de relevância histórica, cultural e turística.

Operação de lavagem reforça serviços de limpeza no centro de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou neste domingo (21) uma operação de lavagem no Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá e nas ruas Dom Pedro II e Jorge Amado, na região central da cidade. 


Além de reforçar a limpeza e a conservação dos espaços públicos, a ação demonstra o cuidado da gestão municipal com o comércio local, contribuindo para um ambiente mais organizado, acolhedor e adequado para comerciantes, consumidores e visitantes que circulam diariamente por uma das áreas mais movimentadas do município.


A ação contou com um caminhão hidrojato, três carros-pipa e uma equipe formada por 20 profissionais da limpeza urbana. A iniciativa faz parte dos serviços realizados pelo município para a limpeza e conservação da cidade, reforçando o compromisso da Prefeitura com ações contínuas em diferentes regiões de Ilhéus.

Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus elege novos representantes

Após a realização do processo de votação no Teatro Municipal de Ilhéus, a Comissão Eleitoral do Conselho Municipal de Cultura (CMC) publicou oficialmente a Portaria nº 003/2026, com o resultado da eleição dos representantes da sociedade civil para o biênio 2026/2028. O processo eleitoral, encerrado no último sábado (20), definiu os novos titulares e suplentes que irão compor as dez câmaras setoriais do órgão.


Para a consolidação do resultado, foram considerados exclusivamente os votos válidos, com a exclusão das opções em branco e nulas do relatório final divulgado pela comissão eleitoral.


Na composição por segmentos, foram eleitos: Artes Visuais, Janete Lainha Coelho (Mestra Lainha) como titular; Audiovisual, Elisangela Conceição da Fonseca (Lis Fonseca); Cultura Afro, Antônio Santos Santana (Pai Toninho); Cultura Popular, Núbia da Hora da Silva (Tieta); Dança, Sirleyde dos Santos Leal; Literatura, Tereza Cristina Soares de Sá; Música, Paulo Rogério Silva (Rogério Cachorrão); Patrimônio Cultural, Luciano Alves Campelo (Frei Leão de Jesus); Teatro, Larissa da Paixão Santos; e Cultura Indígena, Sosígenes do Amaral e Silva Junior (Jabora), todos com suas respectivas suplências definidas conforme resultado oficial da comissão.


A Comissão Eleitoral também informou que os candidatos que desejarem contestar o resultado têm prazo de até 48 horas a partir da publicação no Diário Oficial do Município para apresentar recurso formal. As solicitações devem ser fundamentadas, acompanhadas de provas e enviadas para o e-mail oficial da comissão.


Após o encerramento do prazo de recursos, o órgão terá até 48 horas para análise e resposta. De acordo com o novo cronograma, a publicação final da nomeação dos conselheiros deve ocorrer em até três dias úteis após a conclusão dessa etapa, seguida da convocação para a assembleia de posse e eleição da mesa diretora. A cerimônia oficial de posse está prevista para ocorrer sete dias após a convocação.

Prefeitura de Ilhéus amplia acesso à vacinação com ação itinerante em bairros da cidade

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu com sucesso a ação de vacinação itinerante realizada entre os dias 17 e 19 de junho com o apoio do Vacimóvel, unidade móvel cedida pelo Governo do Estado da Bahia, por intermédio do Núcleo Regional de Saúde (NRS Sul).


A iniciativa, desenvolvida por meio de uma articulação entre a Rede de Frio e a Atenção Básica, teve como objetivo ampliar o acesso da população às vacinas e incentivar a atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos.


Ao longo dos três dias de ação, foram vacinadas 100 pessoas nos bairros atendidos. No Alto do Basílio, foram imunizadas 14 pessoas. No Salobrinho, a equipe aplicou vacinas em 57 moradores. Já no Alto do Coqueiro, foram registradas 29 pessoas vacinadas.


De acordo com a técnica de imunização da Rede de Frio de Ilhéus, Walkíria Cardeal, ações itinerantes como essa são fundamentais para aproximar os serviços de saúde da população.


“A vacinação é uma ferramenta essencial para a prevenção de doenças. Quando levamos esse serviço para mais perto da comunidade, facilitamos o acesso e garantimos maior proteção para toda a população”, destacou.


A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação continua disponível nas unidades de saúde do município e orienta a população a manter a caderneta vacinal sempre atualizada, contribuindo para a prevenção de doenças e a proteção coletiva.


Por ASCOM SESAU