Prefeitura de Ilhéus realiza limpeza na Catedral de São Sebastião

A Catedral de São Sebastião, um dos principais símbolos religiosos e turísticos de Ilhéus, foi contemplada com a operação de lavagem realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, no último domingo (21).


A ação alcançou a escadaria principal e a área externa, espaços de circulação de visitantes, fiéis e turistas. O trabalho foi executado com apoio de caminhão hidrojato e carros-pipa, integrando o conjunto de serviços de limpeza e manutenção urbana realizados no centro da cidade, que também contemplaram vias do comércio local.


A iniciativa reforça as ações contínuas da Prefeitura de Ilhéus no cuidado com os espaços públicos, em áreas de relevância histórica, cultural e turística.

Operação de lavagem reforça serviços de limpeza no centro de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou neste domingo (21) uma operação de lavagem no Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá e nas ruas Dom Pedro II e Jorge Amado, na região central da cidade. 


Além de reforçar a limpeza e a conservação dos espaços públicos, a ação demonstra o cuidado da gestão municipal com o comércio local, contribuindo para um ambiente mais organizado, acolhedor e adequado para comerciantes, consumidores e visitantes que circulam diariamente por uma das áreas mais movimentadas do município.


A ação contou com um caminhão hidrojato, três carros-pipa e uma equipe formada por 20 profissionais da limpeza urbana. A iniciativa faz parte dos serviços realizados pelo município para a limpeza e conservação da cidade, reforçando o compromisso da Prefeitura com ações contínuas em diferentes regiões de Ilhéus.

Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus elege novos representantes

Após a realização do processo de votação no Teatro Municipal de Ilhéus, a Comissão Eleitoral do Conselho Municipal de Cultura (CMC) publicou oficialmente a Portaria nº 003/2026, com o resultado da eleição dos representantes da sociedade civil para o biênio 2026/2028. O processo eleitoral, encerrado no último sábado (20), definiu os novos titulares e suplentes que irão compor as dez câmaras setoriais do órgão.


Para a consolidação do resultado, foram considerados exclusivamente os votos válidos, com a exclusão das opções em branco e nulas do relatório final divulgado pela comissão eleitoral.


Na composição por segmentos, foram eleitos: Artes Visuais, Janete Lainha Coelho (Mestra Lainha) como titular; Audiovisual, Elisangela Conceição da Fonseca (Lis Fonseca); Cultura Afro, Antônio Santos Santana (Pai Toninho); Cultura Popular, Núbia da Hora da Silva (Tieta); Dança, Sirleyde dos Santos Leal; Literatura, Tereza Cristina Soares de Sá; Música, Paulo Rogério Silva (Rogério Cachorrão); Patrimônio Cultural, Luciano Alves Campelo (Frei Leão de Jesus); Teatro, Larissa da Paixão Santos; e Cultura Indígena, Sosígenes do Amaral e Silva Junior (Jabora), todos com suas respectivas suplências definidas conforme resultado oficial da comissão.


A Comissão Eleitoral também informou que os candidatos que desejarem contestar o resultado têm prazo de até 48 horas a partir da publicação no Diário Oficial do Município para apresentar recurso formal. As solicitações devem ser fundamentadas, acompanhadas de provas e enviadas para o e-mail oficial da comissão.


Após o encerramento do prazo de recursos, o órgão terá até 48 horas para análise e resposta. De acordo com o novo cronograma, a publicação final da nomeação dos conselheiros deve ocorrer em até três dias úteis após a conclusão dessa etapa, seguida da convocação para a assembleia de posse e eleição da mesa diretora. A cerimônia oficial de posse está prevista para ocorrer sete dias após a convocação.

Prefeitura de Ilhéus amplia acesso à vacinação com ação itinerante em bairros da cidade

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu com sucesso a ação de vacinação itinerante realizada entre os dias 17 e 19 de junho com o apoio do Vacimóvel, unidade móvel cedida pelo Governo do Estado da Bahia, por intermédio do Núcleo Regional de Saúde (NRS Sul).


A iniciativa, desenvolvida por meio de uma articulação entre a Rede de Frio e a Atenção Básica, teve como objetivo ampliar o acesso da população às vacinas e incentivar a atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos.


Ao longo dos três dias de ação, foram vacinadas 100 pessoas nos bairros atendidos. No Alto do Basílio, foram imunizadas 14 pessoas. No Salobrinho, a equipe aplicou vacinas em 57 moradores. Já no Alto do Coqueiro, foram registradas 29 pessoas vacinadas.


De acordo com a técnica de imunização da Rede de Frio de Ilhéus, Walkíria Cardeal, ações itinerantes como essa são fundamentais para aproximar os serviços de saúde da população.


“A vacinação é uma ferramenta essencial para a prevenção de doenças. Quando levamos esse serviço para mais perto da comunidade, facilitamos o acesso e garantimos maior proteção para toda a população”, destacou.


A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação continua disponível nas unidades de saúde do município e orienta a população a manter a caderneta vacinal sempre atualizada, contribuindo para a prevenção de doenças e a proteção coletiva.


Por ASCOM SESAU

Educação e qualificação profissional abrem novos caminhos para estudantes da EJA em Ilhéus

A busca por uma nova profissão, a chance de conquistar uma renda melhor e a oportunidade de transformar a própria história ganharam um importante impulso para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Ilhéus. A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) realizou a Aula Inaugural dos Cursos Profissionalizantes da EJA SENAI, iniciativa que integra o Programa Reconecta Ilhéus – Saber e Fazer.


O encontro, realizado no SENAI Sul, marcou o início de uma nova etapa para 180 estudantes da rede municipal que terão acesso gratuito à formação profissional em áreas com demanda no mercado de trabalho. A ação fortalece a política de valorização da EJA e amplia as oportunidades para quem decidiu retomar os estudos sem abrir mão do sonho de crescer profissionalmente.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, da secretária municipal de Educação, Evani Cavalcante, da vereadora Rúbia Carvalho, da coordenadora da EJA, Maria Sandra Leone, do gerente da Unidade Integrada SESI/SENAI Sul, Alexandre Régis, e do gerente de Órgãos Públicos do SENAI Bahia, Levi Costa.


Nesta primeira etapa, o projeto-piloto contempla sete unidades escolares da Rede Municipal de Ensino: Escola Municipal Professora Horizontina Conceição, Escola Municipal Antônio Sá Pereira, Escola Municipal Rotary, Escola Municipal Themistocles Andrade, Escola Municipal do Banco da Vitória, Escola Municipal Professora Jardelina Azevedo Leal e Escola Municipal São Pedro, ambas localizadas no Salobrinho.


Os estudantes poderão escolher entre os cursos de Refrigeração e Climatização, Mecânico de Motos, Corte e Costura de Moda Praia, Manutenção de Tablet e Smartphone, Eletricista Predial e Panificação.


A iniciativa reforça o entendimento de que a educação vai além da sala de aula. Ao unir formação escolar e qualificação profissional, o município cria condições para que jovens e adultos ampliem suas perspectivas de futuro, fortaleçam sua autonomia e encontrem novas oportunidades para construir projetos de vida.

Ilhéus recebe encontro internacional com Kay Pranis sobre práticas restaurativas e segurança pública

Ilhéus sediará, entre os dias 14 e 16 de dezembro, um encontro internacional voltado às práticas restaurativas e à segurança pública, com a participação da referência mundial no tema, Kay Pranis.


O encontro será dividido em três etapas. Antes da realização presencial, os participantes poderão enviar perguntas e sugestões de temas até o dia 30 de agosto, que irão compor os painéis de discussão. Durante a programação, serão realizados círculos de diálogo, debates e sínteses colaborativas com Kay Pranis e convidados nacionais. Após o encerramento, o conteúdo produzido será sistematizado em um manifesto coletivo e em uma obra escrita.


O evento conta com 145 vagas presenciais. O primeiro lote, com 20% de desconto, já está esgotado, mas as inscrições seguem abertas. Mais informações estão disponíveis no site: jrsegurancailheus.institutocoessencia.com

Ilhéus amplia participação em debates regionais sobre prevenção a desastres

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou da Oficina sobre Desastres e Inundações em Itabuna, Ilhéus e Região, realizada no dia 18 de junho, no Auditório da Torre da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus.


Representando a Vigilância em Saúde Ambiental, os técnicos Gleidson Santana Souza e Rodrigo Santana Silva participaram das discussões com representantes de universidades, órgãos de proteção e defesa civil, instituições públicas e entidades envolvidas na gestão de riscos.


O encontro teve como objetivo fortalecer a articulação regional e discutir medidas de prevenção, preparação e resposta a eventos extremos, especialmente inundações que podem afetar a saúde e a segurança da população.


Durante a programação, a equipe de Ilhéus apresentou experiências do programa Vigidesastres, que atua no monitoramento dos impactos de desastres sobre a saúde pública e auxilia na adoção de medidas preventivas e de resposta em situações de emergência.


A participação da equipe municipal reforça a importância da atuação integrada entre diferentes setores para aprimorar o planejamento e a resposta aos desastres, fortalecendo a cooperação entre os municípios da região.


por ASCOM SESAU

Primeira etapa do REFIS 2026 entra na reta final com descontos de até 100%

Quem possui débitos municipais em aberto ainda tem tempo para aproveitar os maiores benefícios do REFIS 2026. A primeira etapa do programa segue até 1º de julho com descontos que podem chegar a 100% sobre juros e multas, além de opções facilitadas de parcelamento.


Também estão disponíveis descontos de 90% para parcelamentos entre duas e cinco vezes, 70% para parcelamentos de seis a dez vezes, 50% para parcelamentos de 11 a 14 vezes, mediante entrada de 20%, e 30% para parcelamentos de 15 a 18 vezes, com entrada de 30%.


O REFIS 2026 não contempla apenas débitos de IPTU. O programa alcança outras espécies de créditos tributários municipais, incluindo débitos de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), ampliando as possibilidades de regularização fiscal para contribuintes com diferentes tipos de pendências junto ao Município.


A legislação também prevê benefícios para o ITIV (Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos). Para pagamentos em cota única, é concedida redução de 50% da alíquota nos casos de integralização de capital em pessoa jurídica para adesões realizadas até 30 de setembro. Já para transmissões imobiliárias em geral, a redução é de 35% para adesões efetuadas até 13 de setembro.


Além de possibilitar a quitação de débitos com descontos expressivos, o programa representa uma oportunidade para que os contribuintes recuperem sua regularidade fiscal perante o município. A iniciativa também contribui para o fortalecimento da arrecadação própria, ampliando a capacidade de investimento em áreas como saúde, educação, pavimentação, drenagem, iluminação pública, limpeza urbana e demais serviços públicos.

Prefeitura reforça segurança na UBS Santa Dulce para impedir novos atos de vandalismo

A Prefeitura de Ilhéus adotou novas medidas para reforçar a segurança da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Dulce, localizada na Avenida Princesa Isabel, após sucessivos episódios de vandalismo registrados no local neste mês.


Entre as ações implementadas estão a intensificação das rondas da Guarda Municipal na região, o trabalho de monitoramento e a instalação de uma chapa de proteção na estrutura da unidade para dificultar novas invasões e danos ao patrimônio público.


De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Victor Oliveira Farias, as medidas foram adotadas em resposta aos episódios registrados recentemente. As ações buscam preservar o funcionamento da unidade e evitar prejuízos à população atendida. Nos últimos dias, a UBS foi alvo de furtos e danos à rede elétrica, situação que exigiu reparos emergenciais para garantir a continuidade dos serviços.


A gestão municipal ressalta que atos de vandalismo impactam diretamente o atendimento à comunidade, uma vez que recursos e equipes que poderiam estar dedicados à ampliação e qualificação dos serviços precisam ser mobilizados para reparar os danos causados.


A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população na preservação dos equipamentos públicos e orienta que qualquer informação que possa auxiliar na identificação dos responsáveis seja comunicada às autoridades de segurança pública.

Paralisação nacional suspende coleta de lixo em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), informa à população que os serviços de coleta de resíduos sólidos sofrerão alteração na próxima segunda-feira (22), em razão da adesão dos trabalhadores da limpeza urbana à paralisação nacional convocada pelo sindicato da categoria.


A mobilização ocorre em apoio à tramitação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas, que trata da regulamentação e ampliação dos direitos dos profissionais da limpeza urbana em todo o país.


A Prefeitura solicita a colaboração da comunidade e orienta os moradores a não colocarem lixo nas ruas na segunda-feira, evitando o acúmulo de resíduos em vias públicas e possíveis transtornos à população.


A gestão municipal agradece a compreensão de todos e reforça que a medida ocorre em função de uma mobilização nacional da categoria.

UBS Santa Dulce tem fiação elétrica danificada duas vezes dentro de 24 horas

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Dulce, localizada na Avenida Princesa Isabel, voltou a ser alvo da ação de vândalos. Esta é a terceira ocorrência registrada na unidade apenas neste mês. No último dia 8 de junho, a UBS apresentou indícios de invasão, situação que levou ao acionamento das autoridades competentes para apuração dos fatos. Na quinta-feira (18), parte da fiação elétrica foi arrancada, sendo necessária a realização de reparos emergenciais para garantir o funcionamento da unidade. Menos de 24 horas depois, o fios voltaram a ser arrancados.


A gestão municipal ressalta que tais atos provocam prejuízos ao patrimônio público e geram custos que poderiam ser destinados à ampliação e melhoria dos serviços oferecidos à comunidade. Além disso, as ações comprometem a infraestrutura dos equipamentos públicos e exigem a mobilização constante de recursos para reparos.


A Prefeitura reforça a importância da preservação dos espaços públicos e solicita o apoio da população na proteção desses equipamentos, que pertencem a toda a comunidade. Informações que possam contribuir para a identificação dos responsáveis devem ser comunicadas às autoridades de segurança pública.

Prefeitura realiza limpeza preventiva de canaletas no Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá

Com intensa circulação de consumidores, comerciantes e trabalhadores, o Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá está entre as áreas mais movimentadas do centro de Ilhéus. 


Como parte das ações de zeladoria urbana, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou a limpeza das canaletas da via.


O trabalho removeu resíduos e materiais acumulados que podem dificultar a passagem da água da chuva. A medida preventiva ganha ainda mais importância com a chegada do inverno, período em que o município pode registrar maior volume de chuvas e aumento do risco de alagamentos.


A ação integra os serviços de cuidado e conservação dos espaços públicos realizados na cidade.

Procon reforça cuidados na compra de produtos durante os festejos juninos

O período junino aumenta a movimentação do comércio e exige atenção dos consumidores na hora das compras. A Prefeitura de Ilhéus, por meio do Procon, orienta a população a verificar a data de validade dos produtos, as condições das embalagens e a forma de armazenamento de alimentos e bebidas. Esses cuidados ajudam a prevenir riscos à saúde e garantem mais segurança durante as comemorações.


Na compra de roupas, calçados e acessórios, é importante solicitar a nota fiscal e consultar previamente a política de troca da loja. Nas compras realizadas pela internet, o consumidor deve conferir a reputação da empresa, observar os prazos de entrega e desconfiar de ofertas com valores muito abaixo dos praticados no mercado.


O órgão também lembra que compras pela internet garantem o direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto. A informação e a guarda dos comprovantes são medidas importantes para evitar prejuízos e fortalecer relações de consumo mais seguras.


Em caso de dúvidas ou problemas nas relações de consumo, o Procon atende na Avenida Canavieiras, nº 454, bairro Teresópolis, e pelo WhatsApp (73) 99960-6385.

Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus abre inscrições para sua 10ª edição

A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus está com inscrições abertas para participantes interessados em contribuir com o debate sobre o futuro da saúde pública no município. O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de julho, no Auditório do Colégio Nelson Shaun, no bairro do Malhado, e terá como tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar de Ilhéus”.


Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a conferência é um dos mais importantes espaços de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), reunindo usuários, trabalhadores da saúde, gestores e representantes de instituições para debater desafios e construir propostas para o setor.


As inscrições podem ser realizadas por meio do link:


https://forms.gle/v25Y9XGk7mr8pLth8


A programação terá início no dia 3 de julho, às 19h, com a cerimônia de abertura e palestra magna. Já no dia 4 de julho, a partir das 8h, os participantes serão divididos em grupos temáticos para debater os eixos da conferência e elaborar propostas que poderão ser encaminhadas às etapas estadual e nacional.


Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jackes Rodrigues, a conferência representa uma oportunidade de participação direta da população na construção das políticas públicas. A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, reforça a importância do envolvimento da comunidade no processo para fortalecer o SUS e contribuir para a construção de políticas públicas que atendam às necessidades da população.


A conferência é aberta à sociedade civil, trabalhadores da saúde, gestores e demais interessados em participar das discussões sobre o futuro da saúde pública no município.


PETI promove palestras sobre direitos da infância em escolas municipais de Ilhéus

Garantir que crianças e adolescentes tenham acesso à educação, ao lazer e ao desenvolvimento saudável é um compromisso que envolve toda a sociedade. Com esse objetivo, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, realizou palestras educativas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) nas escolas municipais Temístocles Andrade e Paulo Freire, com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vilela.


Durante os encontros, estudantes participaram de conversas sobre proteção integral, cidadania e a importância da permanência na escola. As atividades também abordaram formas de identificar e combater situações de trabalho infantil.


As ações promoveram momentos de diálogo e reflexão, ampliando o conhecimento dos participantes sobre os mecanismos de apoio disponíveis e o papel da rede socioassistencial na defesa da infância e da adolescência.


A iniciativa fortalece o trabalho desenvolvido junto à comunidade escolar e incentiva a participação de diferentes setores da sociedade na construção de ambientes mais seguros e acolhedores para crianças e adolescentes.