Pedro Tavares lamenta morte do ex-deputado federal Raymundo Veloso e destaca legado à política de Ilhéus

O deputado estadual Pedro Tavares (União) lamentou o falecimento do advogado, ex-vereador e ex-deputado federal Raymundo Veloso. Reconhecido por sua atuação na vida pública, Raymundo Veloso construiu uma trajetória marcada pela dedicação a Ilhéus e região Sul da Bahia.


Tavares ressaltou a contribuição do ex-parlamentar para o desenvolvimento do município e sua atuação em defesa dos interesses da população.


“Recebemos com tristeza a notícia do falecimento do ex-deputado Raymundo Veloso, que muito se dedicou ao desenvolvimento de Ilhéus e de toda a região. Foi um homem público que marcou sua passagem pela Câmara Municipal de Ilhéus, onde exerceu a presidência da Casa, e pela Câmara dos Deputados, sempre comprometido com as demandas da nossa cidade. Deixa um legado de trabalho, dedicação e compromisso com a vida pública”, afirmou.


Tavares também manifestou solidariedade aos familiares, amigos e admiradores de Raymundo Veloso.


“Meus sentimentos e minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que acompanharam sua trajetória. Que Deus conforte os corações e conceda força para enfrentar esta perda”, frisou.


Mais informações: Ascom deputado estadual Pedro Tavares

(71)9-9955-0603

Lílian Machado

Prefeitura de Ilhéus executa serviços de manutenção urbana em pontos estratégicos da cidade

A limpeza e a manutenção de espaços públicos avançaram em diferentes pontos de Ilhéus nesta quinta-feira (25), com ações de roçagem e capinagem realizadas pela Secretaria de Serviços Urbanos.


Na Conquista, os serviços foram executados na quadra do bairro e no posto de saúde, com retirada de vegetação excessiva e limpeza das áreas externas. O Alto Santa Clara também recebeu intervenções.


Na Avenida Esperança, as equipes atuaram no posto de saúde da localidade, na Delegacia da Polícia Civil e na UPA, além do entorno do Fórum Eleitoral. As ações contribuíram para melhorar o acesso, a visibilidade e a circulação nos espaços atendidos.


O trabalho integra o cronograma contínuo de manutenção urbana do município, voltado à conservação de vias, prédios públicos e áreas de uso coletivo.

Nota de Pesar

A Prefeitura de Ilhéus manifesta profundo pesar pelo falecimento do advogado, radialista, ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e ex-deputado federal Raymundo Veloso, ocorrido nesta quinta-feira (25).


Natural de Uruçuca, Raymundo Veloso construiu grande parte de sua trajetória pública em Ilhéus, onde exerceu três mandatos como vereador e presidiu a Câmara Municipal, desempenhando papel relevante na vida política do município.


Reconhecido pela trajetória política, deixa uma contribuição significativa para a história de Ilhéus e do sul da Bahia.


O velório acontece nesta quinta-feira, no SAF, no bairro da Conquista.


A Prefeitura de Ilhéus se solidariza com familiares e amigos neste momento de luto.

Prefeitura entrega UBS do Banco da Vitória totalmente reformada

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo domingo (28) a entrega da nova estrutura reformada da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Banco da Vitória. A ação integra a programação comemorativa pelos 492 anos de emancipação política do município.


A unidade passou por requalificação e contará com parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), fortalecendo as atividades de ensino e assistência em saúde por meio da implantação de uma UBS Escola. O equipamento atenderá os moradores do Banco da Vitória e comunidades vizinhas, incluindo áreas rurais, Salobrinho, Vila Cachoeira e Maria Jape. A unidade contará com equipe multiprofissional completa e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.


De acordo com a diretora da Atenção Primária à Saúde, Rosany Borges, o novo espaço ampliará a oferta dos serviços já existentes e fortalecerá programas essenciais da Atenção Primária, como pré-natal, planejamento familiar e acompanhamento da saúde da criança e do idoso, além de outras ações preconizadas pelo Ministério da Saúde. Rosany ressalta que a unidade conta com dois consultórios odontológicos, sala de imunização, sala de curativos e sala de nebulização, dispondo de uma estrutura moderna, confortável e preparada para oferecer atendimento de qualidade à população.


A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, destacou o compromisso da gestão com a reestruturação da rede municipal de saúde. “Encontramos essa unidade fechada e, com muito esforço e dedicação, estamos entregando à população um espaço moderno, confortável e com um padrão de qualidade que beneficiará os moradores do Banco da Vitória e de toda a região. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a saúde pública de Ilhéus”, afirmou a secretária.


Com a entrega da UBS do Banco da Vitória reformada, a Prefeitura de Ilhéus soma mais um equipamento público à rede municipal de saúde, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo mais conforto, qualidade e acessibilidade aos usuários do SUS.


Por ASCOM SESAU

Reabertura da Casa de Cultura Jorge Amado devolve ao público um dos símbolos de Ilhéus

A Casa de Cultura Jorge Amado, um dos mais importantes patrimônios culturais de Ilhéus, será reaberta ao público no próximo dia 28, após passar por um processo de revitalização promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.


Referência para moradores, estudantes, pesquisadores e turistas que visitam a cidade em busca de conhecer a trajetória do escritor ilheense mais conhecido no mundo, o espaço volta a funcionar com melhores condições de visitação, preservação do acervo e realização de atividades culturais.


Segundo a secretária de Cultura, Anarleide Menezes, a atual gestão encontrou a Casa de Cultura Jorge Amado em condições precárias de conservação, com problemas estruturais, infiltrações, instalações elétricas comprometidas e ambientes inadequados para receber visitantes. A revitalização recuperou os espaços, promoveu a higienização do acervo e preparou o imóvel para voltar a receber o público com mais conforto e segurança.


A Casa de Cultura Jorge Amado passa a assumir também o papel de espaço de encontro para a literatura e a produção cultural local. A proposta é sediar rodas de conversa, conferências, encontros de escritores e atividades voltadas a estudantes, professores, pesquisadores e interessados na obra de Jorge Amado e na literatura regional.


A reabertura também contará com parcerias voltadas ao fortalecimento do setor literário, incluindo a participação da Academia de Letras de Ilhéus e de coletivos de escritores locais.


Para a gestão municipal, a revitalização representa um passo importante para valorizar a memória de Jorge Amado, fortalecer o turismo cultural e oferecer aos visitantes uma experiência mais completa sobre a história, a literatura e a identidade de Ilhéus.

Prefeitura de Ilhéus realiza limpeza na Catedral de São Sebastião

A Catedral de São Sebastião, um dos principais símbolos religiosos e turísticos de Ilhéus, foi contemplada com a operação de lavagem realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, no último domingo (21).


A ação alcançou a escadaria principal e a área externa, espaços de circulação de visitantes, fiéis e turistas. O trabalho foi executado com apoio de caminhão hidrojato e carros-pipa, integrando o conjunto de serviços de limpeza e manutenção urbana realizados no centro da cidade, que também contemplaram vias do comércio local.


A iniciativa reforça as ações contínuas da Prefeitura de Ilhéus no cuidado com os espaços públicos, em áreas de relevância histórica, cultural e turística.

Operação de lavagem reforça serviços de limpeza no centro de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou neste domingo (21) uma operação de lavagem no Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá e nas ruas Dom Pedro II e Jorge Amado, na região central da cidade. 


Além de reforçar a limpeza e a conservação dos espaços públicos, a ação demonstra o cuidado da gestão municipal com o comércio local, contribuindo para um ambiente mais organizado, acolhedor e adequado para comerciantes, consumidores e visitantes que circulam diariamente por uma das áreas mais movimentadas do município.


A ação contou com um caminhão hidrojato, três carros-pipa e uma equipe formada por 20 profissionais da limpeza urbana. A iniciativa faz parte dos serviços realizados pelo município para a limpeza e conservação da cidade, reforçando o compromisso da Prefeitura com ações contínuas em diferentes regiões de Ilhéus.

Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus elege novos representantes

Após a realização do processo de votação no Teatro Municipal de Ilhéus, a Comissão Eleitoral do Conselho Municipal de Cultura (CMC) publicou oficialmente a Portaria nº 003/2026, com o resultado da eleição dos representantes da sociedade civil para o biênio 2026/2028. O processo eleitoral, encerrado no último sábado (20), definiu os novos titulares e suplentes que irão compor as dez câmaras setoriais do órgão.


Para a consolidação do resultado, foram considerados exclusivamente os votos válidos, com a exclusão das opções em branco e nulas do relatório final divulgado pela comissão eleitoral.


Na composição por segmentos, foram eleitos: Artes Visuais, Janete Lainha Coelho (Mestra Lainha) como titular; Audiovisual, Elisangela Conceição da Fonseca (Lis Fonseca); Cultura Afro, Antônio Santos Santana (Pai Toninho); Cultura Popular, Núbia da Hora da Silva (Tieta); Dança, Sirleyde dos Santos Leal; Literatura, Tereza Cristina Soares de Sá; Música, Paulo Rogério Silva (Rogério Cachorrão); Patrimônio Cultural, Luciano Alves Campelo (Frei Leão de Jesus); Teatro, Larissa da Paixão Santos; e Cultura Indígena, Sosígenes do Amaral e Silva Junior (Jabora), todos com suas respectivas suplências definidas conforme resultado oficial da comissão.


A Comissão Eleitoral também informou que os candidatos que desejarem contestar o resultado têm prazo de até 48 horas a partir da publicação no Diário Oficial do Município para apresentar recurso formal. As solicitações devem ser fundamentadas, acompanhadas de provas e enviadas para o e-mail oficial da comissão.


Após o encerramento do prazo de recursos, o órgão terá até 48 horas para análise e resposta. De acordo com o novo cronograma, a publicação final da nomeação dos conselheiros deve ocorrer em até três dias úteis após a conclusão dessa etapa, seguida da convocação para a assembleia de posse e eleição da mesa diretora. A cerimônia oficial de posse está prevista para ocorrer sete dias após a convocação.

Prefeitura de Ilhéus amplia acesso à vacinação com ação itinerante em bairros da cidade

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu com sucesso a ação de vacinação itinerante realizada entre os dias 17 e 19 de junho com o apoio do Vacimóvel, unidade móvel cedida pelo Governo do Estado da Bahia, por intermédio do Núcleo Regional de Saúde (NRS Sul).


A iniciativa, desenvolvida por meio de uma articulação entre a Rede de Frio e a Atenção Básica, teve como objetivo ampliar o acesso da população às vacinas e incentivar a atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos.


Ao longo dos três dias de ação, foram vacinadas 100 pessoas nos bairros atendidos. No Alto do Basílio, foram imunizadas 14 pessoas. No Salobrinho, a equipe aplicou vacinas em 57 moradores. Já no Alto do Coqueiro, foram registradas 29 pessoas vacinadas.


De acordo com a técnica de imunização da Rede de Frio de Ilhéus, Walkíria Cardeal, ações itinerantes como essa são fundamentais para aproximar os serviços de saúde da população.


“A vacinação é uma ferramenta essencial para a prevenção de doenças. Quando levamos esse serviço para mais perto da comunidade, facilitamos o acesso e garantimos maior proteção para toda a população”, destacou.


A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação continua disponível nas unidades de saúde do município e orienta a população a manter a caderneta vacinal sempre atualizada, contribuindo para a prevenção de doenças e a proteção coletiva.


Por ASCOM SESAU

Educação e qualificação profissional abrem novos caminhos para estudantes da EJA em Ilhéus

A busca por uma nova profissão, a chance de conquistar uma renda melhor e a oportunidade de transformar a própria história ganharam um importante impulso para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Ilhéus. A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) realizou a Aula Inaugural dos Cursos Profissionalizantes da EJA SENAI, iniciativa que integra o Programa Reconecta Ilhéus – Saber e Fazer.


O encontro, realizado no SENAI Sul, marcou o início de uma nova etapa para 180 estudantes da rede municipal que terão acesso gratuito à formação profissional em áreas com demanda no mercado de trabalho. A ação fortalece a política de valorização da EJA e amplia as oportunidades para quem decidiu retomar os estudos sem abrir mão do sonho de crescer profissionalmente.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, da secretária municipal de Educação, Evani Cavalcante, da vereadora Rúbia Carvalho, da coordenadora da EJA, Maria Sandra Leone, do gerente da Unidade Integrada SESI/SENAI Sul, Alexandre Régis, e do gerente de Órgãos Públicos do SENAI Bahia, Levi Costa.


Nesta primeira etapa, o projeto-piloto contempla sete unidades escolares da Rede Municipal de Ensino: Escola Municipal Professora Horizontina Conceição, Escola Municipal Antônio Sá Pereira, Escola Municipal Rotary, Escola Municipal Themistocles Andrade, Escola Municipal do Banco da Vitória, Escola Municipal Professora Jardelina Azevedo Leal e Escola Municipal São Pedro, ambas localizadas no Salobrinho.


Os estudantes poderão escolher entre os cursos de Refrigeração e Climatização, Mecânico de Motos, Corte e Costura de Moda Praia, Manutenção de Tablet e Smartphone, Eletricista Predial e Panificação.


A iniciativa reforça o entendimento de que a educação vai além da sala de aula. Ao unir formação escolar e qualificação profissional, o município cria condições para que jovens e adultos ampliem suas perspectivas de futuro, fortaleçam sua autonomia e encontrem novas oportunidades para construir projetos de vida.

Ilhéus recebe encontro internacional com Kay Pranis sobre práticas restaurativas e segurança pública

Ilhéus sediará, entre os dias 14 e 16 de dezembro, um encontro internacional voltado às práticas restaurativas e à segurança pública, com a participação da referência mundial no tema, Kay Pranis.


O encontro será dividido em três etapas. Antes da realização presencial, os participantes poderão enviar perguntas e sugestões de temas até o dia 30 de agosto, que irão compor os painéis de discussão. Durante a programação, serão realizados círculos de diálogo, debates e sínteses colaborativas com Kay Pranis e convidados nacionais. Após o encerramento, o conteúdo produzido será sistematizado em um manifesto coletivo e em uma obra escrita.


O evento conta com 145 vagas presenciais. O primeiro lote, com 20% de desconto, já está esgotado, mas as inscrições seguem abertas. Mais informações estão disponíveis no site: jrsegurancailheus.institutocoessencia.com

Ilhéus amplia participação em debates regionais sobre prevenção a desastres

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou da Oficina sobre Desastres e Inundações em Itabuna, Ilhéus e Região, realizada no dia 18 de junho, no Auditório da Torre da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus.


Representando a Vigilância em Saúde Ambiental, os técnicos Gleidson Santana Souza e Rodrigo Santana Silva participaram das discussões com representantes de universidades, órgãos de proteção e defesa civil, instituições públicas e entidades envolvidas na gestão de riscos.


O encontro teve como objetivo fortalecer a articulação regional e discutir medidas de prevenção, preparação e resposta a eventos extremos, especialmente inundações que podem afetar a saúde e a segurança da população.


Durante a programação, a equipe de Ilhéus apresentou experiências do programa Vigidesastres, que atua no monitoramento dos impactos de desastres sobre a saúde pública e auxilia na adoção de medidas preventivas e de resposta em situações de emergência.


A participação da equipe municipal reforça a importância da atuação integrada entre diferentes setores para aprimorar o planejamento e a resposta aos desastres, fortalecendo a cooperação entre os municípios da região.


por ASCOM SESAU

Primeira etapa do REFIS 2026 entra na reta final com descontos de até 100%

Quem possui débitos municipais em aberto ainda tem tempo para aproveitar os maiores benefícios do REFIS 2026. A primeira etapa do programa segue até 1º de julho com descontos que podem chegar a 100% sobre juros e multas, além de opções facilitadas de parcelamento.


Também estão disponíveis descontos de 90% para parcelamentos entre duas e cinco vezes, 70% para parcelamentos de seis a dez vezes, 50% para parcelamentos de 11 a 14 vezes, mediante entrada de 20%, e 30% para parcelamentos de 15 a 18 vezes, com entrada de 30%.


O REFIS 2026 não contempla apenas débitos de IPTU. O programa alcança outras espécies de créditos tributários municipais, incluindo débitos de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), ampliando as possibilidades de regularização fiscal para contribuintes com diferentes tipos de pendências junto ao Município.


A legislação também prevê benefícios para o ITIV (Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos). Para pagamentos em cota única, é concedida redução de 50% da alíquota nos casos de integralização de capital em pessoa jurídica para adesões realizadas até 30 de setembro. Já para transmissões imobiliárias em geral, a redução é de 35% para adesões efetuadas até 13 de setembro.


Além de possibilitar a quitação de débitos com descontos expressivos, o programa representa uma oportunidade para que os contribuintes recuperem sua regularidade fiscal perante o município. A iniciativa também contribui para o fortalecimento da arrecadação própria, ampliando a capacidade de investimento em áreas como saúde, educação, pavimentação, drenagem, iluminação pública, limpeza urbana e demais serviços públicos.

Prefeitura reforça segurança na UBS Santa Dulce para impedir novos atos de vandalismo

A Prefeitura de Ilhéus adotou novas medidas para reforçar a segurança da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Dulce, localizada na Avenida Princesa Isabel, após sucessivos episódios de vandalismo registrados no local neste mês.


Entre as ações implementadas estão a intensificação das rondas da Guarda Municipal na região, o trabalho de monitoramento e a instalação de uma chapa de proteção na estrutura da unidade para dificultar novas invasões e danos ao patrimônio público.


De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Victor Oliveira Farias, as medidas foram adotadas em resposta aos episódios registrados recentemente. As ações buscam preservar o funcionamento da unidade e evitar prejuízos à população atendida. Nos últimos dias, a UBS foi alvo de furtos e danos à rede elétrica, situação que exigiu reparos emergenciais para garantir a continuidade dos serviços.


A gestão municipal ressalta que atos de vandalismo impactam diretamente o atendimento à comunidade, uma vez que recursos e equipes que poderiam estar dedicados à ampliação e qualificação dos serviços precisam ser mobilizados para reparar os danos causados.


A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população na preservação dos equipamentos públicos e orienta que qualquer informação que possa auxiliar na identificação dos responsáveis seja comunicada às autoridades de segurança pública.

Paralisação nacional suspende coleta de lixo em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), informa à população que os serviços de coleta de resíduos sólidos sofrerão alteração na próxima segunda-feira (22), em razão da adesão dos trabalhadores da limpeza urbana à paralisação nacional convocada pelo sindicato da categoria.


A mobilização ocorre em apoio à tramitação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas, que trata da regulamentação e ampliação dos direitos dos profissionais da limpeza urbana em todo o país.


A Prefeitura solicita a colaboração da comunidade e orienta os moradores a não colocarem lixo nas ruas na segunda-feira, evitando o acúmulo de resíduos em vias públicas e possíveis transtornos à população.


A gestão municipal agradece a compreensão de todos e reforça que a medida ocorre em função de uma mobilização nacional da categoria.